22 de out. de 2011

A MOÇA DA PADARIA

A MOÇA DA PADARIA

A MOÇA DA PADARIA
Joaquim Dantas


Quem já não reclamou do atendimento da moça da padaria? Ou do mercadinho, do açougue, do sacolão, em fim, de alguma loja do comércio?
Um dia desses fiquei esperando o pão quentinho que ainda estava no forno, enquanto esperava fiquei observando as pessoas trabalharem e percebi umas coisas que sempre soube que existia, mas nunca levei em consideração na hora de fazer um comentário negativo sobre um atendimento indesejado.
Nunca levei em consideração que a ganância da maioria dos empresários leva essas moças a trabalharem o dia inteiro, seis dias por semana, com pequenos intervalos ao longo do dia e, às vezes, nem os tem.

Nunca levei em consideração que a ganância da maioria dos empresários obriga essas moças a trabalharem Sábados, Domingos e feriados, com uma folga semanal no meio da semana e que, muitas delas, trabalham em dobro para deixar as tarefas de casa minimamente organizadas.

Nunca levei em consideração que a ganância da maioria dos empresários leva essas moças a receberem um salário mínimo que não proporciona a dignidade mínima para um cidadão viver.

Nunca levei em consideração que a ganância da maioria dos empresários não proporciona qualquer tipo de benefício como cesta básica, plano de saúde, etc.

Nunca levei em consideração que a ganância da maioria dos empresários não proporciona cursos de qualificação profissional para essas moças

Nunca levei em consideração que, além da ganância da maioria dos empresários, essas moças são pessoas exploradas pelo poder do capitalismo sem escrúpulo algum, submetendo-as a uma jornada de trabalho escravagista, que essas moças são, na verdade, heroínas, porque é essa grande maioria que faz o país andar.
Antes de reclamar ou criticar vou levar em consideração que a luta contra o capitalismo é a luta pela libertação das moças das padarias.

7 comentários:

Anônimo disse...

Muitos acham que atendentes de padaria tem por obrigação vender pão quente o dia inteiro nem na suas casas tem alimentos frescos o dia todo .Padaria deveria ser igual o voto todo mundo teria que fazer um estagio para dar valor nos outros..

Blog do Arretadinho disse...

Muito bem, falou tudo!

Anônimo disse...

caro arretadinho, para sua informação e defesa dos empresários donos de padarias,pergunto... você por um acaso ja trabalhou numa padaria? você sabe por um acaso que o ramo da panificação tem seu proprio sindicato? e que quem decide as horas trabalhaDAs, o salario, beneficios, e principalmente autoriza as moças da padaria trabalharem para VOCÊ poder comer seu pãozinho aos domingos e feriados é o sindicato?e que os trabalhos aos domingos e feriados são remunerados? e por falar nisso para ser a moça da padaria, não precisa ter qualificação (curso)necessariamente... e realmente essas moças das padarias são heroinas mesmos...ppor aturarem clientes mal humorados,grosseiros, estupidos, por achar que padaria tem que ter tudo (produtos)fresquinhos,da hora, todo dia... sem ao menos saber como é a rotina do dia a dia de uma padaria...santa ignorancia...E POR FALAR NISSO... SOBRE A GANANCIA DA MAIORIA DOS EMPRESARIOS...VOCÊ REALMENTE ACHA QUE SER DONO DE PADARIA É FACIL? QUE A GENTE SO PASSA NA PADARIA PRA RECOLHER O DINHEIRO? VOCÊ ESTA REDONDAMENTE ENGANADO...VIDA DE DONO DE PADARIA NÃO É FACIL, ACORDAR TODOS OS DIAS AS 4:30 DA MANHA E IR DORMIR SEMPRE DEPOIS DA MEIA NOITE,NÃO TER FOLGA NUNCA, NAO TER TEMPO PARA A FAMILIA, ATURAR FUNCIONARIOS MAL CARATER, LADRÕES, PREGUISSOZOS, ARRELACHADOS, QUE VEM TRABALHAR DE MÁ VONTADE, MENTIROSOS, SE O DONO DA PADARIA NÃO ESTIVER ALI PODE TER CERTEZA QUE A PADARIA NÃO VAI DURAR MUITO TEMPO... A E TEM TAMBEM, TEMOS QUE CUIDAR DA PRODUÇÃO, QUE MUITAS VEZES É FEITA SOMENTE PELOS DONOS DE PADARIA, E VOCÊ QUE ESTA ALI DO OUTRO LADO DO BALCAO, NÃO SABE COMO É PUXADO O TRABALHO NA AREA DE PRODUÇÃO, ALEM DO CALOR IMENSO,E INSUPORTAVEL...NOS EMPRESARIOS DONOS DE PADARIAS TEMOS UMA VIDA DURA...PARA PODER GARANTIR O SEU PÃOZINHO DE CADA DIA...DA PROXIMA VEZ QUE FORES A UMA PADARIA EM VEZ DE VOCÊ FICAR REPARANDO E TIRANDO CONCLUSOES PRECIPITADAS, CHAME O DONO DA PADARIA PARA UMA CONVERSA AMIGAVEL, PERGUNTE, DEPOIS TIRE SUAS CONCLUSOÕES...

Anônimo disse...

E ai arrretadinho, não vi sua resposta sobre a minha defeza dos empresarios donos de padarias,hããã......não vai postar????? estou no aguardo...

Blog do Arretadinho disse...

Prezado anônimo e dono de padaria. Em primeiro lugar peço-lhe desculpas se o ofendi como pessoa, não foi essa a minha intenção. Você tem realmente razão em muitas afirmações de seu comentário e eu não fui justo no texto quando não excluí as raras exceções de empresários honestos, como me parece ser o seu caso. Quanto a questão sindical, nós sabemos que existem muitas leis, regras, etc..., que não são cumpridas no comércio. Mesmo que o sindicato determine a carga horária, muitos empresários desonestos, que não é o seu caso, submetem as "moças da padaria" a uma jornada de trabalho ilegal, quando o funcionário não se submete, é demitido. Quanto a sua pergunta se já trabalhei em padaria a resposta é sim, já trabalhei e fui demitido por não submeter-me aos arbítrios do patrão. De qualquer forma, eu te agradeço pelo comentário, acredito que será esclarecedor para outras pessoas que leram o texto. Acho muito importante quando as pessoas se manifestam pois acredito que o verdadeiro crescimento moral e intelectual só ocorre na diversidade. Um abraço, felicidades para você e para as moças de sua padaria.

Edson Marques disse...

Já faz quase uma hora que estou aqui, lendo teu blog! Também sou comunista, mas não foi por essa razão que eu gostei... rs!

Vou deixar só este comentário, aqui: Deveríamos ter um curso de qualificação para os clientes. Para que aprendam a respeitar as moças da padaria. Respeitar os garçons e todos os balconistas, etc.

Abraços!

Blog do Arretadinho disse...

Prezado Edson Marques, muito obrigado pelo comentário e fico feliz que tenhas gostado do Blog. Volte quando quiser.
Saudações Socialistas!