5 de mai. de 2012

RESTAURANTE DO GDF É INVADIDO POR POMBOS

No Restaurante Comunitário do Gama, DF, os clientes são obrigados a compartilhar suas refeições com pombos. Durante o almoço que é servido de Segunda a Sábado, vários pombos invadem o interior do restaurante para pegar sobras, voando sobre as pessoas e, algumas vezes, arriscam pegar nos pratos de quem está almoçando.
Os Restaurantes Comunitários começaram a funcionar na Dinastia Roriz e o atual Imperador do DF, Agnelo Queiroz, deu continuidade ao projeto que serve refeições ao preço de R$ 1,00.
A iniciativa é muito importante, principalmente para as pessoas de baixa renda e os trabalhadores de diversos seguimentos da região. A Unidade do Gama serve, em média, 3 mil refeições por dia.
Atualmente os Restaurantes são administrados por uma Empresa terceirizada que produz e serve as refeições.
O Blog do Arretadinho recebeu várias denúncias de pessoas que frequentam o local e resolvemos conferir hoje, 05/05. Realmente as denúncias são pertinentes, contamos mais de uma dúzia de pombos que sobrevoavam o local com vôos rasantes sobre as mesas.
Terminado o almoço procuramos alguém da administração da Empresa, falamos com uma Técnica em Nutrição, que prefere não se identificar. Ao Blog ela relatou que reviraram todas as instalações e não encontraram nem um ninho de pombo, que as aves "moram" nas instalações do Estádio Bezerrão, que fica ao lado do Restaurante. Ela nos contou que a Direção da Empresa entrou em contato com a Zoonose de Brasília e este órgão disse que não podiam fazer nada, já que matar pombos é crime ambiental.....!?
A funcionária também nos falou que mesmo que colocassem telas nas janelas, não adiantaria porque as aves entrariam pela porta e o calor seria insuportável no interior do Restaurante, como de fato constatamos.
O fato é que percebemos a presença de muitas crianças no local (como comprova a foto acima em que aparece um carrinho de bebê), além de idosos, grupo com maior possibilidade de contrair doenças transmissíveis e o fato de ser crime ambiental não exime da responsabilidade de resolver o problema nem o GDF, nem a Empresa e, principalmente, o pessoal da Zoonose. Se esse tipo de raciocínio for aplicado a outras espécies, daqui a pouco estaremos compartilhando as refeições também com cobras e lagartos.
A verdade é que, neste maldito sistema capitalista, o Homem está sempre em último lugar e o Governador, que há bem pouco tempo declarava lutar por um mundo de paz e justiça social, hoje está amarrado e amordaçado pelas alianças feitas, para que fosse concluído o seu projeto pessoal: Ser Governador de Brasília....

Segundo o portal Dedetização 

(http://www.dedetizacao-consulte.com.br/pombos-doencas-transmitidas.asp) essas são as patologias causadas por pombos:
São patologias causadas por pombos:

Criptococose: 
doença causada pelo fungo Cryptococus neoformans. É transmitida pela inalação da poeira contendo fezes secas de pombos e canários. Compromete o pulmão e pode afetar o sistema nervoso central, causando alergias, micose profunda e até meningite subaguda ou crônica. Seus sintomas são: febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também dor de cabeça, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída, agitação e confusão mental.

Histoplasmose:
transmitida pela inalação do esporo do fungo Histoplasma apsulatum encontrado em fezes secas de pombos e morcegos. Causa uma micose profunda e seus sintomas variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, anemia, etc. É uma doença que vai depender do estado de saúde do indivíduo, podendo assim se desenvolver ou não.

Salmonelose:
causada pela ingestão de ovos ou carne contaminados pela bactéria Salmonella sp presente nas fezes de pombos e outros animais. Gera uma toxinfecção alimentar com sintomas como febre, diarréia, vômitos, e dores abdominais. Suas fezes, em contato com alimentos como verduras, frutas, podem acarretar nessa doença.

Ornitose: 
também conhecida como psitacose, é transmitida por via oral por meio da poeira contendo as fezes secas de aves (pombo, arara, papagaio, perus) e infectadas pela Chlamydia psittaci. O indivíduo infectado pode apresentar febre, vômito, calafrio, mialgia, tosse, cefaléia, acompanhados por comprometimentos das vias aéreas superiores e inferiores. Essa doença é oportunista, isto é,depende do estado de saúde do indivíduo.

Dermatites: 
parasitose causada pelo piolho do pombo (ácaros, Ornithonyssus sp.), que provoca erupções na pele e coceiras semelhantes às de picadas de insetos.

Alergias: 
ocasionadas pela inalação de penugens de pombos ou de um ar rico em poeira das fezes dos pombos. Pode causar rinites, ou crises de bronquite em pessoas sensíveis.

Um comentário:

José Augusto Mesquita disse...

Matar ratos e baratas ainda é autorizado? Pq daqui uns dias será proibido também, do jeito que vamos caminhando... Tenho como visão o seguinte: Animais que trasmitem doenças e se instalam nas residências, colocando risco de problemas de saúde na comunidade e principalmente em um ambiente público, tem que ser tratados não como animais e sim como PRAGAS! Não é correto você entrar em uma mata fechada e sair matando ratos e baratas, dentre outros animais, mas apartir do momento em que encontramos animais se reproduzindo em locais públicos e colocando em risco a saúde das pessoas, uma atitude tem que ser tomada. Talvez se esse local fosse frequentado por alguns da ELITE, aí sim!!! Gostaria de ver os argumentos para esse tipo de PRAGA! Abraços