7 de fev. de 2013

Amauri Teixeira rebate críticas à Petrobras


Amauri Teixeira rebate críticas à Petrobras

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
O Deputado Amauri Teixeira (PT-BA) usou a tribuna no Plenário da Câmara, na tarde de hoje, para rebater críticas feitas pela oposição, à situação financeira da Petrobras. Esses ecos do pessimismo não poderiam vir senão do covil Tucano e dos DEMos. Com o objetivo de disseminar o caos diante da opinião pública. Não bastasse a associação que fizeram entre o desconto na conta de luz e o aumento da gasolina, os DemoTucanos agora estão espalhando que a Petrobras está "quebrada". 
"Como uma empresa que tem R$ 40 bilhões em caixa pode estar quebrada?" Questiona o combativo Deputado Amauri Teixeira.
Acompanhe abaixo a fala do Parlamentar na tarde de hoje:

Boa tarde, Sra. Presidente, Deputada Erika Kokay, Sras. e Srs. Parlamentares, a Oposição elege, semanalmente, um tema, uma instituição, um Ministério do nosso Governo para tentar nos fragilizar, mas, como não seus argumentos não têm consistência, ela, na semana seguinte, desiste e elege, de forma artificial, outro alvo. 
O alvo agora é a PETROBRAS, e quero aqui, Sra. Presidenta, dizer, primeiro, que a Presidenta Dilma tem colocado em prática aquilo que ela pregou para a sociedade brasileira. Com a Presidenta Dilma, a primeira mulher eleita para este País, quebramos um paradigma histórico. Já tínhamos quebrado quando elegemos Lula, mas quebramos um maior por termos eleito uma mulher Presidenta da República.
Ela tem se aprofundado na quebra desse paradigma. Escolheu, pela primeira vez, uma mulher para dirigir a PETROBRAS, uma mulher que conhece a estatal, uma mulher competente, uma mulher austera, uma mulher que tem um perfil semelhante, em sua conduta ética, em sua conduta administrativa, ao da Presidenta Dilma, que é a Presidenta Graça Foster.
Anteriormente a PETROBRAS foi dirigida pelo meu querido amigo, também competentíssimo — economista e professor da UFBA —, José Sergio Gabrielli. Eles dois, na gestão Lula e na gestão Dilma, recuperaram o papel da PETROBRAS no cenário nacional e internacional.
Um dos argumentos da Oposição, Sra. Presidenta, é que a Presidenta Dilma tem usado a PETROBRAS para conter a inflação. Ora, a PETROBRAS é uma estatal, está dentro do esqueleto macro do Estado brasileiro e deve ser usada assim dentro das políticas macroeconômicas: com responsabilidade. E deve ser usada inclusive como instrumento para segurar a inflação, porque a inflação é nefasta para todos os brasileiros. Não há mal nenhum em fazer isso, como a Presidenta Dilma e o ex-Presidente Lula fizeram.
Mas, Sra. Presidenta, o meu texto, que vou ler — PETROBRAS: patrimônio do povo brasileiro —, faz uma comparação entre o Governo Lula-Dilma e o Governo Fernando Henrique na gestão PETROBRAS.
A PETROBRAS não virou a PETROBRAX. Felizmente, o PSDB e o Fernando Henrique Cardoso não conseguiram privatizar uma das maiores empresas do mundo. E todos sabem que a meta deles era privatizar a PETROBRAS, privatizar a Caixa Econômica da senhora e privatizar o Banco do Brasil, três importantes instituições que são manejadas inclusive no auxílio às políticas econômicas e às políticas de geração de emprego e de renda.

Felizmente, o Estado mínimo não venceu. Venceu o Estado forte, presente e interventor dos governos petistas e dos partidos aliados a este projeto que foi capaz de resistir à crise provocada pela insanidade do capitalismo internacional, em prol de um sistema bancário voraz. Foi Dilma Rousseff quem baixou os juros dos bancos públicos e enfrentou os bancos privados. Foram os governos petistas que inverteram prioridades, fortaleceram as empresas estatais e expandiram o capital dessas empresas públicas. 
E não adianta correrem para os holofotes da imprensa. Vocês não vão conseguir convencer o povo brasileiro, nem os bons jornalistas brasileiros de que o melhor para o Brasil é privatizar a PETROBRAS. Não conseguiram quando estavam no Governo, não vão conseguir agora que estão na Oposição ao maior Governo da história deste País. 
Lamento muito que o jornal Folha de S.Paulo ainda queira induzir o leitor ao erro. Nesta segunda-feira, o jornal publicou matéria com o seguinte título: PETROBRAS sofre derrota na Justiça e pode ter que pagar dívida de R$ 4,7 bilhões em tributos.
Mas queiram perceber a maldade. As dívidas que continuamos a pagar são dívidas dos governos tucanos, minha cara Deputada Erika. Na caso, dívidas de 1999 e 2000. Dívidas que serão pagas por governos petistas, mas, dívidas que ocorreram no Governo irresponsável de Fernando Henrique Cardoso. Se alguém deixou alguma herança maldita para PETROBRAS, esse alguém foi o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso.
Por isso, devido a enorme falta de credibilidadee capacidade de pagamento dos governos do PSDB, assim que entrou no Governo Lula, a primeira função de Gabrielli foi percorrer o mundo para readquirir a confiança dos investidores internacionais.
De 1990 a 2000, praticamente não houve concurso público na PETROBRAS. Afinal de contas, o desejo tucano era transformá-la num elefante branco para privatizá-la. Hoje em dia, 52% dos funcionários têm menos de 10 anos; apenas 46% mais de 20 anos. Uma renovação nos últimos 10 anos de governos petistas de mais da metade do seu quadro de funcionários.

Em 2003, no primeiro Governo Lula, a PETROBRAS investiu 5 milhões. Em 2011, fim do Governo Lula, a PETROBRAS investiu 43 bilhões de dólares por ano. Ou seja, investimos nove vezes mais que os Governos privatizadores dos tucanos.
O pré-sal trouxe novas responsabilidades à empresa. Tornou-se operadora de todos os poços do pré-sal – sozinha ou em sociedade com empresas estrangeiras. 
O fato de a lei ter definido um ritmo razoável de produção – vai crescer de acordo com a capacidade das indústrias nacionais de fornecerem os equipamentos. Isso permitirá à empresa formar quadros para operar o pré-sal.
Eu conversava, quando José Sergio Gabrielli ainda era Presidente, sobre a maior dificuldade de nós usufruirmos imediatamente da riqueza do pré-sal. Ele dizia: essa, que é a indústria brasileira, ainda tinha que passar por uma fase de adaptação de produção, de plataforma, de máquinas e também de mão de obra, Deputado Luiz Couto. E tem dificuldades até hoje de contratar um operário qualificado para trabalhar nesse setor. Requer um tempo para que nós preparemos mão de obra para implementar completamente a exploração dessa grande riqueza.
Não exista pré-sal no Governo Fernando Henrique. Cadê eles, os competentes? Nunca se falou do pré-sal. O pré-sal é descoberta do aprofundamento das pesquisas durante a gestão Dilma e Lula. 
Gabrielli deixou a companhia conquistando os principais prêmios internacionais destinados a executivos de petrolíferas.
Desde que assumiu, a nova presidente da Petrobras, Graça Foster, teve a incumbência de superá-lo. Mas, a tarefa não é tão difícil – comparada à tarefa homérica de Gabrielli, responsável por uma empresa em processo de sucateamento induzido pelo o PSDB, que tinha como único objetivo privatizar a Petrobras. Diferente de Gabrielli, a Presidente Graça Foster assumiu uma empresa forte, que conseguiu resistir à crise internacional e à alta do petróleo e jáapresentar resultados financeiros positivos para os seus investidores.
Neste quarto trimestre, Graça Foster divulga que o lucro líquido aumentou 39% em relação ao trimestre anterior, especialmente em virtude de ganhos financeiros e maiores benefícios fiscais. 
Em 2012, o lucro líquido foi 36% inferior ao apurado em 2011, refletindo os efeitos da depreciação cambial, maior participação de derivados importados no volume de vendas e aumento das despesas operacionais com maiores baixas de poços secos e subcomerciais.

A meta de produção estabelecida para o ano foi alcançada, totalizando 1 milhão 980 mil barris de petróleo/dia e de óleo e LGN no Brasil. 
A produção total de petróleo e de gás natural da PETROBRAS foi de 2 milhões 598 mil Barris de Óleo Equivalente por Dia — BOED.
A entrada em operação do campo Anchieta, no pré-sal da Bacia de Campos, e o início do Programa de Aumento da Eficiência Operacional na Bacia de Campos — PROEF elevaram a eficiência operacional de 67% para 78% em dezembro de 2012, comparado com abril de 2012.
Portanto, diferente da PETROBRAS sucateada de Fernando Henrique Cardoso e do PSDB, a PETROBRAS de Lula e Dilma tem dinheiro em caixa.
São mentirosas e irresponsáveis as afirmações de que a PETROBRAS não tem dinheiro em caixa. A companhia não enfrenta problemas de caixa. A PETROBRAS tem um caixa que ultrapassa o saldo de 40 bilhões de reais. A PETROBRAS tem hoje, Sra. Presidente, 40 bilhões de reais em caixa. Repito: 40 bilhões.
Qual é a companhia, Padre Luiz Couto, que tem 40 bilhões em caixa?
Hoje, entrei nesta Casa e os funcionários me perguntaram: O senhor vai discursar sobre o quê?Eu falei: Sobre a PETROBRAS. Eles disseram: A PETROBRAS está quebrada. Eu digo: A PETROBRAS estáquebrada porque vocês só ouvem a grande mídia e não têm poder de crítica e não pesquisam.
Então, o povo brasileiro está sendo induzido a um erro, mais uma vez manipulado pela grande mídia. A PETROBRAS não está quebrada. A PETROBRAS teve um lucro líquido de 21 bilhões e tem hoje 40 bilhões em caixa.
Cadê a crise da PETROBRAS?
Ao contrário do que vem sendo publicado, a eficiência operacional nas bacias do Ceará, Potiguar, Sergipe e Alagoas mostra altos índices, devido à otimização do processo produtivo e ao programa de manutenção das plataformas de produção. Com essas providências, a eficiência operacional nessas bacias atingiu o patamar de 90% em 2012.
Mas, antes de mais nada, quero desmitificar algumas questões. Não vou ler esta parte que inclusive fala da inflação, da mística da inflação e que Fernando Henrique diminuiu a inflação no Brasil. Ora, essa é uma tendência mundial. Todos os países, naquele momento em que o Brasil vivia em hiperinflação, viviam também em hiperinflação. Após um determinado momento, a inflação caiu em todos os países, e o Brasil de Fernando Henrique tinha a maior inflação mundial naquele momento, mesmo despois do Plano Real.

Mas não vou entrar em detalhes. Vou deixar o texto aqui para que todos possam pesquisar. Vou concluir para não abusar da paciência de V.Exa.
Sra. Presidente, durante o Governo Lula, segundo mito: o Governo do PSDB não foi um exemplo de rigor fiscal. Elevou a dívida pública de 60 bilhões de reais para 850 bilhões de reais.
Vamos voltar à PETROBRAS. 
Vocês agora querem falar da PETROBRAS?
Os Governos do PSDB chegaram a pagar 50% ao ano de juros por seus títulos. Em seguida, depositou investimentos do exterior em moeda forte a juros nominais de 3% a 4%. Foi isso que criou uma dívida colossal, inclusive para a PETROBRAS. Vergonha! Vergonha de um Governo que não tinha compromisso com o Brasil, mas com o FMI.
Sra. Presidente, vou deixar meu discurso completo para que todos possam acessá-lo. O Governo Fernando Henrique Cardoso foi um fracasso rotundo em termos de investimentos, de geração de emprego, de rigor fiscal.
O Sr. Fernando Henrique Cardoso deixou os investidores internacionais desconfiarem do Brasil. O Índice Brasil foi um dos maiores. Deixou uma desvalorização cambial absurda. Quanto ao real do Sr. Fernando Henrique Cardoso, para comprar 1 dólar eram necessários 4 reais. Nós revertemos tudo isso. O Brasil hoje é respeitado internacionalmente e modelo de país na suas políticas econômica, social, sobretudo, de geração de emprego e renda. Um dos menores índices de desemprego do mundo! E o menor índice de desemprego já alcançado neste País foi no Governo Dilma Rousseff, segundo últimos dados divulgados. 
Portanto, senhores tucanos, senhores do DEM não venham atacar a instituição mais importante do povo brasileiro, a PETROBRAS, com dados falsos. Tragam dados realistas. Admitam que a PETROBRAS cumpriu um papel fundamental nesses 10 anos e continuará cumprindo para contribuir ainda mais para o bem-estar do povo brasileiro.
Muito obrigado, Sra. Presidente.

Pronunciamento transcrito na íntegra:

O SR. AMAURI TEIXEIRA (PT-BA. Pronuncia o seguinte discurso.) - Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Parlamentares, ocupo esta tribuna para falar sobre a PETROBRAS.
PETROBRAS PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO
A Petrobras não virou a Petrobrax. Felizmente, o PSDB e Fernando Henrique Cardoso não conseguiram privatizar uma das maiores empresas do mundo.
Felizmente, o Estado mínimo não venceu.
Venceu o Estado forte, presente e interventor dos governos petistas e dos partidos aliados a este projeto que foi capazde resistir à crise provocada pela insanidade do capitalismo internacional em prol de um sistema bancário voraz.
Foi Dilma Rousseff quem baixou os juros dos bancos públicos e enfrentou os bancos privados.
Foram os governos petistas que inverteram prioridades, fortaleceram as empresas estatais e expandiram o capital dessas empresas públicas.
E não adianta correrem para os holofotes da imprensa. Vocês não vão conseguir convencer o povo, nem os bons jornalistas brasileiros de quê o melhor para o Brasil é privatizar a Petrobras.
Não conseguiram quando estavam no governo, não vão conseguir agora que estão na oposição ao maior governo da história deste país.
Lamento muito que o jornal Folha de São Paulo ainda queira induzir o leitor ao erro.
Na última segunda-feira (5 de fevereiro), o jornal publicou matéria com o seguinte título: Petrobras sofre derrota na justiça e pode ter que pagar dívida de R$ 4,7 bilhões em tributos.
Mas, queiram perceber a maldade.
As dívidas que continuamos a pagar são dívidas dos governos tucanos. Na caso, dívidas de 1999 e 2000. Dívidas que serão pagas por governos petistas, mas, dívidas que ocorreram nos governos de Fernando Henrique Cardoso.
Se alguém deixou alguma herança maldita para Petrobras, esse alguém foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Por isso, devido a enorme falta de credibilidade e capacidade de pagamento dos governos do PSDB, assim que entrou no governo Lula, a primeira função de José Sérgio Gabrielli foi percorrer o mundo para readquirir a confiança dos investidores internacionais.
Gabrielli conversou com investidores, informando que não seria cometida nenhuma loucura àfrente da empresa. Em 2003, foram mais de 1.200 reuniões, uma média de 100 por mês.
De 1990 a 2000, praticamente não houve concurso público na Petrobras. Afinal de contas, o desejo tucano era transformá-la num elefante branco.
Hoje em dia, 52% dos funcionários têm menos de dez anos. Apenas, 46% mais de 20 anos. Uma renovação nos últimos 10 anos de governos petistas de mais da metade do seu quadro de funcionários.
Em 2003, primeiro ano do governo Lula, a Petrobras investia US$ 5 bilhões/ano; em 2011, fim do governo Lula, a Petrobras investia US$ 43 bilhões dólares por ano. Ou seja: investimos 9 vezes mais que os governos privatizadores do PSDB.
O pré-sal trouxe novas responsabilidades à empresa. Tornou-se operadora de todos os poços do pré-sal –sozinha ou em sociedade com empresas estrangeiras.
O fato da lei ter definido um ritmo razoável de produção – vai crescer de acordo com a capacidade das indústrias nacionais de fornecerem os equipamentos. Isso permitirá à empresa formar quadros para operar o pré-sal.
Gabrielli deixou a companhia conquistando os principais prêmios internacionais destinados a executivos de petrolíferas.
Desde que assumiu, a nova presidente da Petrobras, Graça Foster, teve a incumbência de superá-lo. Mas, a tarefa não é tão difícil – comparada a tarefa homérica de José Sérgio Gabrielli, responsável por uma empresa em processo de sucateamento induzido pelo o PSDB, que tinha como único objetivo privatizar a Petrobras.
Diferente de Gabrielli, a presidente Graça Foster assumiu uma empresa forte, que consegue resistir a crise internacional e a alta do petróleo e já apresentar resultados financeiros positivos para os seus investidores.
Neste quarto trimestre, Graça Foster divulga:
O lucro líquido aumentou 39% em relação ao trimestre anterior especialmente em virtude de ganhos financeiros e maiores benefícios fiscais.
Em 2012, o lucro líquido foi 36% inferior ao apurado em 2011, refletindo os efeitos da depreciação cambial, maior participação de derivados importados no volume de vendas e aumento das despesas operacionais com maiores baixas de poços secos e subcomerciais;
A meta de produção estabelecida para o ano foi alcançada, totalizando 1 milhão 980 mil bpd de óleo e LGN no Brasil.
A produção total de petróleo e gás natural da Petrobras foi de 2 milhões 598 mil barris de óleo equivalente por dia (boed);
A entrada em operação do FPSO Cidade de Anchieta, no campo de Baleia Azul, no Pré-sal da Bacia de Campos e o início do Programa de Aumento da Eficiência Operacional na Bacia de Campos (PROEF) elevaram a eficiência operacional da UO-BC de 67%, em abril de 2012, para 78%, em dezembro de 2012;
Portanto, diferente da Petrobras sucateada de Fernando Henrique Cardoso e do PSDB, a Petrobras de Lula e Dilma tem dinheiro em caixa.
São mentirosas e irresponsáveis as afirmações de que a empresa não tem dinheiro em caixa.41. A Companhia não enfrenta problemas de caixa. A Petrobras tem um caixa que ultrapassa o saldo de R$ 40 bilhões.
Que empresa no Brasil tem um caixa desses???
São R$ 40 bilhões meus amigos, que serão investidos no desenvolvimento do Brasil.
Cadê a crise da Petrobras???
Ao contrário do que vem sendo publicado, a eficiência operacional nas bacias do Ceará, Potiguar e Sergipe-Alagoas mostra altos índices, devido à otimização do processo produtivo e ao programa de manutenção das plataformas de produção. Com essas providências, a eficiência operacional, nessas bacias, atingiu o patamar de 90% em 2012.
Também é mentira que a Petrobras tenha atrasado pagamentos e que tem dívidas com seus fornecedores, prestadores de serviços e FIDCs. Os pagamentos dos compromissos reconhecidos pela Petrobras são realizados de acordo com os prazos estabelecidos contratualmente.
A Petrobras dos governos petistas atravessa os oceanos em busca de novos desafios no mundo.
Mas, antes de mais nada, quero desmitificar algumas coisas que estão sendo sustentados por alguns agentes políticos do PSDB e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aqui.
E o primeiro dos mitos é o mito, como diz o economista Theotônio dos Santos, que diz respeito a afirmação de que foi o plano real que acabou com a inflação.
Os dados mostram que até 1993 a economia mundial vivia uma hiperinflação na qual todas as economias apresentavam inflações superiores a 10%.
A partir de 1994, TODAS AS ECONOMIAS DO MUNDO APRESENTARAM UMA QUEDA DA INFLAÇÃO PARA MENOS DE 10%.
No caso brasileiro, a nossa inflação girou, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, próxima dos 10% mais altos.
Ou seja: TIVEMOS NO GOVERNO do PSDB UMA DAS MAIS ALTAS INFLAÇÕES DO MUNDO.
E aqui chegamos no outro mito incrível. O PSDB arrota por aí que assegurou a transformação do real numa moeda forte.
Ora, ora, vocês não estão falando para as paredes meus caros. Respeitem a inteligência do Povo. Mantenham a compostura.
Chamar uma moeda que começou em 1994 no valor de 0,85 centavos por dólar e que manteve um valor falso até 1998, sóporque as eleições estavam próximas é no mínimo tirar sarro da história. Todos sabem como isso terminou.
O próprio FMI exigia uma desvalorização de pelo menos uns 40% e o seu ministro da economia recusou-se a realizá-la pelo menos até as eleições.
Ou seja: o PSDB admitia que esta desvalorização viria e ainda teve a vergonhosa postura de avisar aos investidores estrangeiros quando deveriam sair do país antes de sua desvalorização.
O fato é que quando FHC flexibilizou o câmbio, o real se desvalorizou chegando até a R$ 4 reais por dólar. 60. ORA, UMA MOEDA QUE SE DESVALORIZA 4 VEZES EM 8 ANOS PODE SER CONSIDERADA UMA MOEDA FORTE? 61. Em que manual de economia? Que economista respeitável sustenta esta tese?
CONCLUSÂO: o Plano Real não derrubou a inflação e sim uma deflação mundial que fez cair as inflações no mundo inteiro.
A inflação brasileira continuou sendo uma das maiores do mundo durante os governos do PSDB.
O real foi uma moeda drasticamente debilitada. Isto é evidente: quando nossa inflação esteve acima da inflação mundial por vários anos, nossa moeda tinha que ser altamente desvalorizada.
De maneira suicida ela foi mantida artificialmente com um alto valor que levou à crise brutal de 1999.
Por isso, Fernando Henrique Cardoso saiu do governo com 26% de aprovação, enquanto o presidente Lula saiu com 96% de aprovação, nos braços do povo, fazendo a sua sucessora, a companheira Dilma Rousseff.
Segundo mito: o governo do PSDB não foi um exemplo de rigor fiscal.
Meu Deus, ora essa...
Um governo que elevou a dívida pública do Brasil de uns 60 bilhões de reais em 1994 para mais de 850 bilhões de dólares quando entregou o governo ao presidente Lula, oito anos depois, é um exemplo de rigor fiscal?
Gostaria de saber que economista poderia sustentar esta tese?
Isto é um dos casos mais sérios de irresponsabilidade fiscal em toda a história da humanidade.
Vocês agora querem falar da minha Petrobras?
Os governos do PSDB chegaram a pagar 50% ao ano de juros por seus títulos.
E, em seguida, depositou os investimentos vindos do exterior em moeda forte a juros nominais de 3 a 4%.
Foi isso que criou uma dívida colossal.
E a desculpa era atrair capitais do exterior.
Mas, ninguém disse para as pessoas o objetivo. E qual era o objetivo?
Falem para o povo.
O objetivo era cobrir os déficits comerciais colossais gerados por uma moeda sobrevalorizada que impedia a exportação, agravada ainda mais pelos juros absurdos que pagava para cobrir o déficit que gerava.
Isso que é irresponsabilidade cambial transformada em irresponsabilidade fiscal
Irresponsabilidade que o povo brasileiro pagou sob a forma de uma queda da renda de cada família pobre deste país.
Por causa de vocês, tivemos que criar o Programa Bolsa Família.
Para desconcentrar a renda que vocês concentraram. Para repartir o bolo que vocês comeram sozinhos.
Para distribuir primeiro para crescer distribuindo. Não o contrário, como os senhores fizeram.
Vergonha. Muita vergonha. Vocês deveriam sentir vergonha de achincalharem a Petrobras.
Por isso, perderam as 3 últimas eleições, porque, vocês tem vergonha do que fizeram com este país.
Por fim, o terceiro mito dos governos neoliberais do PSDB, que ataca agora a Petrobras éa dificuldade que tiveram de pagar a dívida externa por causa da ameaça petista em 2001.
Encenação, que até hoje, a atriz Regina Duarte paga por ter sido convencida a fazê-lo.
Não brinquem com a compreensão das pessoas. 90. Em 1999 o Brasil tinha chegado à drástica situação de ter perdido TODAS AS SUAS DIVISAS.
Tivemos que baixar nos humilhar para os EUA e pedir emprestado 20 bilhões de dólares do tesouro americano e mais uns 25 BILHÕES DE DÓLARES DO FMI, Banco Mundial e BID.
Tudo isto sem nenhuma garantia.
O fracasso do setor exportador brasileiro mesmo com a espetacular desvalorização do real não permitiu juntar nenhum recurso em dólar para pagar a dívida.
O PSDB e os seus neoliberais recusaram-se a promover uma política industrial na qual o Estado apoiava e orientava nossas exportações.
Vivemos no período FHC a loucura do endividamento interno.
Não realizamos inversões públicas apesar dos enormes recursos obtidos com a venda de uns 100 bilhões de dólares de empresas brasileiras.
Os juros mais altos do mundo que inviabilizava e ainda inviabiliza a competitividade de qualquer empresa.
Enfim, UM FRACASSO ECONOMICO ROTUNDO que se traduzia nos mais altos índices de risco do mundo, mesmo tratando-se de avaliadoras amigas.
Uma dívida sem dinheiro para pagar.
Meus caros, o PT não era ameaça de caos. O PSDB era o caos.
E o povo brasileiro correu tranquilamente o risco de eleger um torneiro mecânico e sucedê-lo por uma mulher, porque, não quis mais viver e continuar a aventura econômica que o PSDB criou para este país.
O maior risco que a Petrobras sofreu, entre 1994 e 1998, foi a tentativa de quebrá-la em várias subsidiárias –distribuição, refino e produção.
A rigor, o grande feito de José Sérgio Gabrielli – que deixou a presidência da Petrobras –foi ter revertido esse modelo, primeiro como diretor financeiro da empresa, depois como presidente.
O segundo grande feito de José Sérgio Gabrielli foi ter recuperado os programas de qualidade, abandonados no período Reichstull para privilegiar os resultados de caixa da companhia.
O fato de ser estatal ajuda, inclusive na posição de quase monopólio do setor. Mas exige contrapartidas, umadas quais é avaliar os impactos dos reajustes de derivados sobre a inflação.
Parte da redução de lucros no – se deve ao não repasse, para os preços internos, das altas internacionais de petróleo.
O fato é que o governo brasileiro do PT poupou os brasileiros e não distribuiu o prejuízo com os trabalhadores da Petrobras.
Diferente de outras empresas, na Petrobras, os seus trabalhadores só participam dos lucros, não participam dos prejuízos.
Vida longa a Petrobras. Vida ao povo brasileiro!!!
Muito obrigado

Com informações da 
http://www.camara.leg.br

2 comentários:

JOAQUIM LUIZ DE JESUS MOREIRA disse...

Excelentíssimo Deputado Federal Amauri Teixeira, parabéns, essa atitude só demonstra a bela visão que o amigo tem e sente pelo povo brasileiro.
Um forte abraço.
Atenciosamente.
Joaquim Luiz de Jesus Moreira

Blog do Arretadinho disse...

Prezado Joaquim Moreira, valeu pelo comentário. Volte quando quiser. Um abraço.