28 de set. de 2013

Paulo Octávio compra garagem da Viplan no Gama

Paulo Octávio compra garagem da Viplan no Gama
Terreno da Viplan vai virar Centro de Compras
Foto da Internet
Do Gama/DF
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Uma fonte do Blog do Arretadinho acaba de revelar uma notícia em primeira mão, a Paulo Octávio Empreendimentos Imobiliários, acaba de fechar um mega negócio, comprou o terreno da garagem da Viplan no Gama. Segundo nossa fonte, a empresa do Ex Senador Paulo Octávio, pretende construir um centro de compras (Shopping Center). Com localização privilegiada, o terreno fica na entrada da cidade, na Avenida principal. O gama é uma cidade que está crescendo verticalmente e os empresários percebem um ótimo momento para investir aqui. A proposta do centro de compras é abrigar cinemas, um hipermercado e lojas conceituadas como Riachuela, C&A, etc., além da americana McDonalds.
A Viação Planalto - VIPLAN, do Wagner Canhedo, comanda o transporte público da cidade há mais de meio século e nunca ofereceu um serviço de qualidade à população. Os Canhedos sempre gozaram dos benefícios da ditadura militar, dos Governadores Biônicos e do "Coronel' Joaquim Roriz, que teve a família Canhedo como principal financiadora de suas campanhas políticas. Para se ter uma idéia, na a recente licitação da Secretaria de Transporte do DF, os Canhedos entraram com 17 ações na justiça para cancelar a licitação, visto que a empresa foi proibida de participar por inúmeras irregularidades.
A desgraça caiu sobre o Wagner Canhedo no último mandato de FHC, com a compra da Vasp. O tucano propôs a venda da Companhia Aérea e a contra partida seria isenção de impostos por 30 anos, como a ganância capitalista é a prioridade dessa gente, o empresário topou, fechou negócio comprando uma Companhia Aérea falida e abarrotada de débitos federais. 
Lula ganhou a eleição e melou a mamata criada por FHC, cobrou todas as dívidas da Vasp. Wagner Canhedo teve que vendar sua maior fazenda para saudar os débitos com o Governo, de lá pra cá, todo mundo sabe da história, a Vasp já era, o Hotel Nacional também e a Viplan agoniza em seus últimos dias como Empresa de Transporte Público. É fato que o Governador Agnelo teve vontade política para quebrar o monopólio dessa máfia do  transporte público que existia em todo Distrito Federal, não reconhecer isso seria uma irresponsabilidade política, mas não há nada que pague todo sofrimento que a população foi submetida nesses mais de cinquenta anos.
O Gama se verticaliza e empresários investem na cidade
Foto da Internet

Conhecendo um pouco do Gama
Com a transferência da Capital da República para o Planalto Central, tanto o ribeirão como as áreas que pertenciam à fazenda Gama ficaram dentro da área escolhida para sediar a nova capital do Brasil. Conforme o Censo Experimental de Brasília de 1959, residiam na futura área do Gama cerca de 1.000 pessoas, assim distribuídas: nos arredores da Fazenda Gama, 587; na Fazenda Ponte Alta, 259; e na Fazenda Ipê, 108 habitantes. Foram assentados, no local da futura cidade, 30 famílias retiradas da barragem do Lago Paranoá, devido à finalização da obra da barragem. Assim nascia o Gama.
Segundo os registros da Freguesia de Santa Luzia, hoje Luziânia, que ainda se encontram no departamento de Terras e Colonização de Goiânia, a Região Administrativa do Gama está localizada em terras que pertenceram às fazendas do Ipê, Alagado, Ponte Alta e Gama, tendo esta última dado origem ao nome da cidade.

Embora não se tenha conhecimento exato da origem da palavra “Gama”, com que se intitulava a fazenda que emprestou seu nome à cidade, uma coisa é certa; ela partiu do Platô do Gama, onde estão localizadas as cabeceiras do ribeirão do mesmo nome. Na época, o Padre Luiz da Gama Mendonça levava sempre seus ofícios às massas nas mais distantes localidades e era normalmente venerado, nada mais justo seria se supor que, em homenagem ao Padre, fosse dado ao Platô e ao Ribeirão o nome Gama, uma vez que, nenhuma outra família existiu por estas bandas com nome ou prenome GAMA. 
A RA II foi criada através da Lei n.º 49/89 e do Decreto n.º 11.921/89, que fixa os novos limites das Regiões Administrativas do Distrito Federal. Até 1989 a RA II englobava o Núcleo Urbano de Santa Maria, transformada em 1992 na RA XIII, por meio da Lei nº 348/92 e o Decreto nº 14.604/93, e as terras do então Recanto das Emas que se transformou na RA XV em 27 de julho de 1993 pela Lei nº 510/93 e o Decreto nº 15.046/93.

A Região Administrativa do Gama é formada por área urbana e rural. A área urbana está dividida em 6 (seis) setores: Norte, Sul, Leste, Oeste, Central e de Indústria. O projeto da cidade lembra o formato de uma colméia. As quadras possuem formato hexagonal e, internamente um, formato triângular, com uma média de 96 a 100 lotes. Em cada triângulo, há um setor comercial.
A área rural é formada pelo Núcleo Rural Monjolo, pela Colônia Agrícola Ponte Alta, Córrego Crispim, Núcleo Rural Ponte Alta de Baixo , Ponte Alta Norte e Alagado.
A Região Administrativa tem como Santo Padroeiro São Sebastião, com data de Culto Público em 20 de janeiro, sendo ponto facultativo na Região Administrativa, conforme Lei n.º 2.908, de 05/02/2002.

DADOS SOBRE O GAMA (Anuário do DF 2012)
População: 150 mil habitantes
Área: 276,30 km

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que isso é mentira